quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

[Training] Dinâmicas de grupo

Aproveito para partilhar um conjunto de dinamicas de grupo que tive oportunidade de testar. São jogos que facilmente adaptamos a qualquer tipo de formação e que poderão ser mecanismos interessantes de motivação, interacção grupal e concentração pessoal.

Fase da Apresentação
Durante o arranque da formação, inicie pela sua apresentação enquanto formador e solicite a apresentação dos formandos. Imediatamente após a última apresentação dos formandos solicite que se levantem e se organizem por ordem alfabética evitando grupos entre formandos que desde já se conheçam. Esta iniciativa promove o sentido de grupo na sala.

Dica #1
Dentro do possível desenvolva multiplos trabalhos de grupo e alterne os membros de cada um dos grupos por forma a promover a comunicação entre os multiplos participantes.

Exercício #1
Puzzle
Trace vários objectivos gerais de forma a que cada objectivo seja constituído por multiplas tarefas para a sua execução. Escreva cada um dos objectivos e cada uma das tarefas em pedaços de cartolina. Execute a mesma operação por forma a ficar com X objectivos e Y tarefas por objectivo por cada grupo para o exercício. Com recurso a BOSTIK ou a um produto semelhante cole os objectivos nas paredes ou vidros da sala. Distribua as tarefas a cada um dos grupos e solicite que as ordenem por grupo e por objectivo. Se quiser pode colocar objectivos dependentes o que vai promover a interacção e discussão entre grupos. Se utilizar os mesmos objectivos e as mesmas tarefas de forma idêntica por todos os grupos pode ainda promover a competição colocando tempo limite para a execução do exercício. No final solicite uma breve explicação do resultado.

Exercício #2
Máquina Humana
Quando o tema é complexo e envolve na sua execução multiplas tarefas recorra a alguns formandos voluntariados e atribua uma tarefa a cada um. Quando der início à execução das tarefas elas serão executadas por via de uma máquina humana promovendo uma aprendizagem pela experiência e de uma forma mais visual aumentando a taxa de sucesso.
Gostaria ainda de salientar que a minha formação académica não foi ligada de todo às ciências sociais pelo que toda esta informação se baseia em experiência de mais de 10 anos de formação. Assim que possível irei actualizar este post com mais algumas dinâmicas utilizadas por mim em sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário