Aproveito para partilhar um conjunto de dinamicas de grupo que tive
oportunidade de testar. São jogos que facilmente adaptamos a
qualquer tipo de formação e que poderão ser mecanismos
interessantes de motivação, interacção grupal e concentração
pessoal.
Fase da Apresentação
Durante
o arranque da formação, inicie pela sua apresentação enquanto
formador e solicite a apresentação dos formandos. Imediatamente após a
última apresentação dos formandos solicite que se levantem e se
organizem por ordem alfabética evitando grupos entre formandos
que desde já se conheçam. Esta iniciativa promove o sentido de
grupo na sala.
Dica #1
Dentro do possível
desenvolva multiplos trabalhos de grupo e alterne os membros de
cada um dos grupos por forma a promover a comunicação entre os
multiplos participantes.
Exercício #1
Puzzle
Trace vários
objectivos gerais de forma a que cada objectivo seja constituído
por multiplas tarefas para a sua execução. Escreva cada um dos
objectivos e cada uma das tarefas em pedaços de cartolina. Execute a
mesma operação por forma a ficar com X objectivos e Y tarefas por
objectivo por cada grupo para o exercício. Com recurso a BOSTIK
ou a um produto semelhante cole os objectivos nas paredes ou
vidros da sala. Distribua as tarefas a cada um dos grupos e
solicite que as ordenem por grupo e por objectivo. Se quiser pode
colocar objectivos dependentes o que vai promover a interacção e
discussão entre grupos. Se utilizar os mesmos objectivos e as
mesmas tarefas de forma idêntica por todos os grupos pode ainda
promover a competição colocando tempo limite para a execução do
exercício. No final solicite uma breve explicação do resultado.
Exercício #2
Máquina Humana
Quando
o tema é complexo e envolve na sua execução multiplas tarefas recorra
a alguns formandos voluntariados e atribua uma tarefa a cada um.
Quando der início à execução das tarefas elas serão executadas por
via de uma máquina humana promovendo uma aprendizagem pela
experiência e de uma forma mais visual aumentando a taxa de
sucesso.
Gostaria ainda de salientar que a minha formação
académica não foi ligada de todo às ciências sociais pelo que toda esta
informação se baseia em experiência de mais de 10 anos de formação.
Assim que possível irei actualizar este post com mais algumas dinâmicas
utilizadas por mim em sala.
Sem comentários:
Enviar um comentário